Decorreu dia 22 de Junho o XII Encontro de Idosos do concelho de Chaves, na Senhora da Aparecida, em Calvão, e a freguesia de São Vicente da Raia esteve presente com participantes das suas quatro aldeias: São Vicente, Orjais, Aveleda e Segirei.
Logo pela manhã, um autocarro transportou os 50 participantes para Calvão. Aqui assistiram à missa campal, que decorreu pelas 11 horas, seguindo-se o almoço convívio. Após o almoço todo o recinto foi abrilhantado pela música da gente da freguesia de São Vicente, que cantaram, dançaram e tocaram ao som do nosso gaiteiro Guilhermino com a sua Gaita de foles, o tio Joaquim no bombo e o tio Max na caixa.
Às 15h00, chegou ao recinto Banda da Torre que proporcionou a todos um resto de tarde de convívio. O regresso foi feito por volta das 18h00, com muita pena de todos, mas a logística assim obrigou. O Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Antenor, acompanhou a iniciativa e prestou todo o apoio necessário. O Presidente da Câmara, Vereadores e colaboradores da autarquia, também estiveram presentes cumprimentando e confraternizando com todos os presentes.
No final foi distribuída uma pequena lembrança, oferecida pela autarquia a todos os participantes, que também comparticipou cada um com 6 € para ajuda da merenda.
Foi um dia diferente e com muita alegria e animação, esperando que no próximo ano voltemos todos de novo com muita saúde.
Deixo-vos uns versos que foram cantados e dedicados à Senhora da Aparecida.
Ó Senhora d’Aparecida,
Onde fostes aparecer,
À serrinha de Calvão,
Onde todos te vão ver.
Ó Senhora d’Aparecida,
Viradinha pra Calvão,
Já não se lhe vê a cara,
Com o ramo que tem na mão.
Ó Senhora d’Aparecida,
Já cá vim, heide voltar,
Deixo a minha mantinha,
Dobradinha no altar.
Ó Senhora d’Aparecida,
Viradinha pra Soutelo,
Já não se lhe vê a cara,
Com a roda do cabelo.
Ó Senhora d’Aparecida,
Pró ano cá hei-de vir,
Ou casada ou solteira,
Ou criada de servir.
Ó Senhora d’Aparecida,
A quem deixareis o ramos,
À gente de Segirei,
Voltaremos cá pró ano.
Ó Senhora d’Aparecida,
Pró ano cá voltarei,
Deitai-nos as vossas bênçãos,
À gente de Segirei.
À gente de Segirei,
E a toda a freguesia,
Viemos vos visitar,
com muita muita alegria.