 |
“Cibo Mosari nasceu numa qualquer noite fria de Fevereiro de 2006 no Monte de São Martinho em Castelo Branco. Do hábito (ou necessidade) de refúgio no meio da Natureza à materialização de um projecto musical foi um passo curto, estimulado pela redescoberta da música tradicional portuguesa e por todas as formas de expressão cultural que fazem andar o mundo. Com a formação original, Ricardo Santos, Luís Moreira e Nuno Sabino, surgiram os primeiros originais e adaptações/recriações de temas tradicionais. A primeira actuação, no dia 1 de Maio de 2006 na Covilhã, contou com a participação da gaiteira Ângela Oliveira. Desde então, participaram em várias iniciativas, de destacar a presença no 1º Festival Sons e Ruralidades (2006), em Vimioso. Em Janeiro de 2007, junta-se ao projecto José Araújo. Neste momento Cibo Mosari está em fase de gravação de originais (e uma versão de um tema tradicional da Beira Baixa). “
Membros da banda: Ricardo Santos (gaita de fole transmontana; tin whistle); Luis Moreira (darbouka; didgeridoo; caixa); Nuno "Sabino" (djembé; bombo); José Araújo (timbalão; caixa e voz).
Pois bem, para quem não conhece, Ricardo Santos esteve em Segirei entre 12 de Dezembro de 2004 e 4 de Janeiro de 2005, no âmbito da cadeira de Antropologia Portuguesa Contemporânea, do Curso de Antropologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Inicialmente o objectivo da estada era fazer um trabalho sobre o comunitarismo ou contrabando, mas passados alguns dias da sua chegada à aldeia, o objectivo foi alterado e passou a ser o carácter festivo das Gentes de Segirei em vésperas de Natal. Desde aí, ficou apaixonado pela terra, pelas suas gentes e pela Gaita-de foles e, neste momento, já tem a sua banda.
Para o meu querido amigo Ricardo e para a sua banda… de Segirei… as maiores felicidades.
De maria jose a 19 de Maio de 2007 às 23:23
Que bom saber,que esse bichinho de tocar gaita de fole,nasceu em Segirei .
Parabens Ricardo.
Comentar post