O tempo vai refrescando, o Outono instala-se no dia-a-dia, com a natureza a dar os sinais da época, onde as folhas das árvores vão mudando de cor e á medida que o tempo vai passando vamos nos aproximando do São Martinho, sendo a castanha um elemento fundamental para a sua celebração.
A castanha é um fruto que vem de uma árvore que se chama castanheiro, e a um conjunto de castanheiros chamamos souto.
O norte de Portugal é a zona onde os castanheiros se dão melhor. Desde o final do verão, na época das vindimas, que a castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos a que chamamos "ouriço". Depois ele abre e deixa cair a castanha ao chão.
Consideradas actualmente quase como uma “guloseima” de época, as castanhas em tempos antigos constituíam um bom alimento, substituindo o pão na ausência deste durante os Invernos rigorosos. Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo.
Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, doce e cada vez mais é utilizada como condimento nos cozinhados.
ENCANTADORA A VISÃO...VELHAS LEMBRANÇAS DA MINHA TERRA.... NOVAL .... OLA AMIGOS, POR AQUI, NO BRASIL, NO ESTADO DO PARANA , HA CASTANHEIROS EUROPEUS E PRODUZEM!!! NOS MESES DE JUNHO E JULHO... ABRAÇOS A TODOS !!!
De c-a-l a 30 de Outubro de 2007 às 15:26
Belo post sobre as castanhas!
Também já tenho saudades de comer castanhas assadas naquelas assadeiras de ferro, que se penduravam na lareira. As que se assam no forno a gás nunca ficam tão saborosas como essas.
Comentar post